terça-feira, 23 de novembro de 2010

Minha próxima maratona será uma maratona fácil!

Depois de completar domingo minha terceira maratona, decidi: a próxima tem que ser uma mais fácil!

Algumas idéias já rondam minha cabeça: Porto Alegre, Buenos Aires...

Em 2008 Maratona de NY, apesar de ser a primeira o frio (adoro correr no frio) e a multidão que colore a cidade no dia da prova tornaram tudo mais fácil! Maio de 2010 maratona de SP, a largada tarde e altas temperaturas de um típico dia de verânico no outono paulista dificultaram as coisas mas correr em casa tem suas vantagens... o percurso conhecido foi uma delas.

Novembro de 2010, sabia que a maratona de Curitiba não ia ser uma prova tranquila pela sua altimetria, mas foi mais casca do que imaginava... quanta subida, aff!

O fim de semana na capital paranaense foi tranquilo, viagem na sexta a noite com mais duas amigas, Lucila que também foi para correr (no caso dela a primeira maratona... quem é fera estréia em prova casca) e Rosi que desta vez estava descansando as pernocas por não ter conseguido treinar o suficiente para a prova (mocinha consciente).

Sábado: café da manhã reforçado no carboidrato e muito líquido. Retirada de kit ainda na parte da manhã. É uma pena mas a camiseta da maratona é feinha bem que podiam buscar um patrocínio e fazer uma camiseta descente, a prova merece! Uma caminhada pelo centro e uma ótima massinha num restaurante pequeno e muito charmoso.
Para não cansar as perninhas decidimos fazer um city tour naqueles ônibus abertos... dai o dia que estava nublado resolveu abrir. Tivemos uma bela tarde de sol pelos pontos turisticos de Curitiba: Jardim Botânico, Ópera de Arame, Museu Oscar Niemeyer, Torre Panorâmica entre tantos outros.
Jantar: uma massa no bairro de Santa Felicidade. Fiquei impressionada, como se come por lá!





Na madrugada de domingo depois de deixarmos tudo pronto na véspera, acordo assustada com um som que imaginava ser o despertador da Lucila... pensei: caramba, como passou rápido parece que acabei de deitar, olho no relógio e graças a Deus ainda eram 2 hs da manhã tinhamos longas horas até as 4:50hs horário que combinamos de levantar! rsrsr
Levantamos e cumprimos todo o ritual: café da manhã, protetor solar, arrumação e taxi até a largada!

Chegou, estavamos a meia hora da largada e  não havia muita gente ainda por lá pois a organização separou bem os corredores para evitar tumultos: 6:20hs PNEs ; 6:30hs mulheres; 7:00hs homens.
Rosi foi conosco para a prova depois de uma abraço de boa prova e muitas fotos fomos aquecer e alongar largando pontualmente. Clima gostoso, me despedi da Lucila e fomos embora cada uma no seu ritmo.

Uma leve descida para depois do primeiro km encontrar a primeira subida de muitas nesta prova. Subida forte seguidas de outras curtas porém bem ingremes. veio uma sequência de ruas planas com pequenas variações de altimetria para voltarmos a passar na avenida da largada onde vejo a Rosi acenando e tirando mais fotos, 5 kms já tinham ido embora!

Conheci uma corredora de SP a Soraya, estavamos com o mesmo ritmo e seguimos juntas até o km 18. Bom ter companhia para o corrida os kms passavam bem mais rápidos a não ser quando fomos ultrapassadas pela elite masculina, quando eles passaram parecia até que estavamos paradas de tão rápidos que estavam! Fechei a meia maratona para 1:55 estava me sentindo bem mas neste momento o sol que vinha se firmando abriu de vez e as coisas ficaram quentes por lá!

Começou uma grande variação de subidas e descidas, subidas curtas com boa inclinação,trecho bem longo e solitário. Enfim uma parte plana e com descidas. Vejo o banheiro preciso parar lá, demoro uns minutinhos e volto para a parte mais difícil da prova., estou mais ou menos no km 30, parece plano mas está em subida.
Segue uma sequencia de subidas para depois ter como prêmio um descidão. Trecho bom, praticamente um oássis, rua arborizada... o sol esta castigando a todos, o bom é que a estrutura da prova com relação a água gelada entregue carinhosamente pelos escoteiros estava impecável!

Sigo com fôlego porém as pernas estão reclamando, elas estão pesadas... tenho vontade de subir mais rápido mas só vontade não sobe morro hehehe. Avisto um viaduto e percebo corredores também no sentido contrário, conclusão subimos o tal viaduto (subida bem ingreme, caminhei...) descemos e seguimos rumo ao retorno para do outro lado atravessar o tal viaduto de novo, genial! rs

Jogo água na cabeça para tentar baixar a temperatura, estou fervendo... quem me conhece sabe do meu "problema" como o calor. 38 km de prova uma descida para aliviar, solto o corpo que alivio... tinha algumas pessoas distribuindo bala de goma... que delícia, foi um prêmio! Passamos na frente de um pequeno Zoo, mais uma subida de uns 300 metros e estava chegando, eu penso... agora tenho que tentar correr pelo menos até encontrar a Rosi, não dá para entrar na avenida da chegada caminhando... tento negociar com minhas pernas mas está difícil!

Vejo minha amiga, está lá naquele solão com a máquina em punho, tento dar um sorrizinho para a foto, ela fala que estou bem e que faltava pouco agora... tinha chegado. Olha para a frente e o pórtico de chegada parece que está muito longe, falo que vou caminhar... mas ela protesta... como não tinha forças para contestar sigo firme com a incentivo dela e dos outros expectadores que estavam por lá. Vejo dois homens num sprint final, penso... também posso e consigo.

 No meu relógio tempo de 4:07hs, o choro veio forte, fiquei sem ar... Sem dúvida foi minha prova mais difícil, até hoje! Ótima experiência! A Lucila chegou muito bem, feliz e emocionada! Vi nos olhinhos dela que a partir daquele momento temos mais uma maluca apaixonada por maratonas, será?!

Tenho que agradecer a Rosi e Lú pela ótima companhia no fim de semana. A Rosi em especial pelo apoio, por ficar horas e horas a nossa espera...  a minha mãe, irmão e amigos por todo apoio, torcida e incentivo!

Que venha a próxima mas que seja uma mais fácil ou pelo menos mais fresca! rsrs

2 comentários:

  1. Quanta energia ! Grazi, garota de ouro ! É assim que deveria ser referida. Grande beijo e vamos correr juntos a Maratona de Porto Alegre que me parece ser de percurso plano. Uhuuuu. Wan

    ResponderExcluir